quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Teatro

As idas ao teatro são sempre mágicas. Todo o ambiente parece saído de um conto de fadas e ontem não foi diferente. Depois de uma longa ausência de idas ao teatro, quebrei o jejum e fui ao Teatro Nacional de S. João, ver uma peça adaptada de Gil Vicente, intitulada as Beiras. É uma compilação de três obras do autor: A Farsa de Inês Pereira, A Farsa do Juiz da Beira e A Tragicomédia da Serra da Estrela.
Uma das coisas que me fascinou bastante, além da peça em si, foi o interior do edifício. A sala de espectáculo e os principais salões são majestosos. As paredes e o tecto estão decorados em talha dourada. A sala, onde decorreu o espectáculo, também tem as paredes decoradas da mesma forma e no tecto existe um magnífico fresco dos pintores Acácio Lino e José de Brito. As cadeiras, a cortina e a restante sala são forradas a veludo bordeaux. Ambas as salas são amplas - mais parecem saídas dos bailes dos palácios reais, nos contos infantis.
Foi a segunda vez que lá entrei, mas pareceu como se fosse a primeira - o deslumbramento foi o mesmo.
Quem não viu a peça, aconselho a fazê-lo e podem aproveitar para se deliciar com as vistas do Teatro Nacional de S. João.

2 comentários:

my_diary disse...

Olá cara colega blogger! Em primeiro lugar os meus agradecimentos pelas suas explicaçoes dos sites a que devo recorrer.Vou tentar seguir esses passos,pois gostava mesmo de conseguir esse contador de visitas....sempre seria bom saber quem nos visita...Segundo ,parabens pelo blog...sempre com assuntos muito diversificados e intressantes.Gostei especialmente de saber a sua opinião sobre o Teatro Nacional S.Joao.Desde menina que quando posso vou lá assistir a eventos culturais.Lembro me inclusive da primeira vez que lá fui e fiquei extasiada.Lembro inclusive que assisti pela primeira vez a uma Ópera: O barbeiro de Sevilha,foi simplesmente fabuloso.Vale sempre a pena ver tudo o que for do nosso grande Gil Vicente.Não podia concluir sem lhe agradecer a ideia genial que teve de falar da Feira Medieval e como as raizes mouriscas ainda estao presentes no nosso país.Gostava de a ter visitado...quem sabe um dia.Ah por ultimo,os contos infantis....so me lembram a minha falecida mãe contando me tantos contos de fadas antes de eu dormir.Gostava especialmente dessa parte da noite e sonhava sempre com cavaleiros e princesas...hoje devo a minha falecida mãe o gosto pelo sonho e fantasia.Muito obrigada pela viagem que me proporcionou....ahh descp...falo demais...Bjs da colega blogger

my_diary disse...

Olá cara colega blogger! Já tentei deixar um comment ontem ,mas parece que nao ficou registado,por iso tentei de novo.Agradeço o seu cuidado de me ter mandado os sites e a explicaçao sobre a questao das visitas ao blog.Vou tentar seguir as suas instruçoes.Queria felicita la por ter estas duas fotos do lindo Teatro Nacional S.João e dizer lhe concordo plenamente,pois este teatro e lindissimo.Lembra me os meus tempos de adolescente...assisti a uma ópera pela primeira vez neste mesmo teatro e lembro me como fiquei extasiada com todo aquele ambiente de sonho.Um bem haja ao teatro e tb ao nosso grande Gil vicente.A farsa de Ines Pereira foi o auto que tive que ler no antigo quinto(nono) no liceu e fiquei deslumbrada.Quanto a grande festa e feira medieval do Marvão,gostava muito de um dia assistir porque dou mt valor as nossas raizes mouriscas e ao mundo fascinante dessas épocas(guardei algumas fotos que achei simplesmente lindas obg).Não podia também de deixar de falar nos belos contos infantis...lindo...faz me retornar ao meu tempo de menina quando a minha falecida mãe me contava historias de encantar dos mais belos contos de fadas e eu adormecia e sonhava com cavaleiros e princesas.Gostar de sonhar e perder me na imaginaçao devo o a minha mãe que me deixou um legado mt importante: o gosto pela literatura e pelo sonho.Mais uma vez obrigada pela viagem que me proporcionou.Esteja também a vontade para visitar o meu humilde blog.Noite feliz**