quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Flores e Plantas favoritas das Fadas 4

JACINTO SILVESTRE
Faça uma coroa de jacinto silvestres e coloque-a na cabeça na véspera de Beltane que te ajudará a ver os seres feéricos. Um anel de jacintos silvestres é um dos lugares de reunião em um jardim favoritos dos seres feéricos.

JASMIM
Só ao se contemplar essa flor, já nos é possível perceber o quanto é suave e delicado o seu aroma.
Existe uma lenda árabe que nos explica a sua origem. Segundo ela, uma jovem beduína, chamada Jasmine, que vivia no deserto e cobria seu belo rosto com numerosos véus, para se proteger do sol, despertou o amor e a paixão de um príncipe. Esse, não descansou enquanto não a convenceu de casar-se com ele e vir morar em seu castelo. Uma vez casada, Jasmine sentiu que teria que passar o resto de sua vida atrás dos muros do palácio e então fugiu para um oásis, onde expôs seu rosto ao sol. Esse, ao ver tanta beleza, transformou Jasmine em flor, que vive até hoje em completa liberdade nos lugares mais cálidos desse planeta.
O jasmim é um atrativo de dinheiro, do amor espiritual e dos sonhos proféticos. Suas folhas secas colocadas em saquinhos vermelhos são porções de amor. Queimar suas flores atrai prosperidade

LAVANDA (Lavendula vera ou Lavendula officinale)
Essa é uma flor que se queimada todos os dias, evita discussões familiares. Os antigos acreditavam que assegurava a fidelidade quando plantada nos jardins das residências. A lavanda harmoniza a energia espiritual e promove o equilíbrio. Ativa a chackra coronário. Muito usada como incenso para purificação interior . Jogar lavanda no fogo no solstício de verão é um tributo aos Deuses e também nos dá visão e inspiração. Usado também em banhos para curar, e para atrair homem. O perfume da Lavanda induz ao sono. Excelente para dar claridade e coerência em trabalhos mágicos e concentrar a visualização. Além disso, acalma os nervos e aumenta o otimismo.

LILÁS (Syringa vulgaris)
Quem já não se sentiu envolvido pelo aroma dessa delicada flor? Quando chega a primavera, suas frágeis florzinhas enchem de cor, luz e fantasia os nossos jardins. O aroma dessa flor atrai as serviçais fadas para o teu jardim.
Conta uma lenda que a ninfa Syinga despertou os olhares desejosos do deus Pan, metade homem, metade carneiro, e ela, antes de cair na teia desse libidinoso personagem mitológico, correu cruzando montes e bosque, alcançando as margens de um belo rio, onde implorou ser metamorfoseada em um perfeito lilás. O deus, ao não conseguir mais satisfazer seus propósitos, arrancou um galho da planta e com ela fez uma flauta e passou a tocá-la, como vingança.
A lilás é uma flor que já atraiu culturas de todos os tempos. Assim, na época da antiga Constantinopla, foi cultivada em numerosos jardins.
O perfume que emana dessa flor estimula e ativa a glândula pineal, reguladora de nossas emoções. Também está associada ao sexto chakra, denominado "terceiro olho". Na magia é usada para o exorcismo, proteção, para fortalecer a memória e para favorecer uma sensação de paz e harmonia.. Já suas flores secas se pode colocar no interior de nossa casa para purificá-la.

LÍRIO (Lilium spp.)
O lírio plantado em nossos jardins afasta fantasmas e energias negativas. Protege-nos contra o "olho gordo" (inveja) e evita visitas indesejáveis.
O lírio é também um bom antídoto contra feitiços de amor e com esse propósito devemos oferecê-lo à pessoa suspeita do delito.
Plante lírio em teu jardim para atrair os seres feéricos nobres e serviçais, principalmente reis e rainhas.
Esse flor está diretamente associada as Deusas: Vênus, Juno, Nepthys e Kuan Yin.

MAÇÃ (Pyrus malus)
A maçã é símbolo de imortalidade, tanto para a mitologia celtas como para a mitologia grega. Muito usada em feitiços de amor há milhares de anos. Um feitiço para reforçar os laços amorosos, consiste em partir uma maçã pela metade e compartilhá-la com a pessoa amada.
Para cura, se corta a maçã em três pedaços e fricciona-se na parte afetada do corpo e depois deve enterrá-los.
Um costume muito antigo, consistia em colocar muito juntas, mas sem se tocarem três maças vermelhas sobre a porta de entrada da casa, para neutralizar a negatividade do lugar.
Há uma crença, que se puder descascar a maçã de uma só vez, quando a espiral cair ao solo ou sobre a mesa, pode-se conhecer o nome da pessoa amada, porque a casca revelará as iniciais de sua alma gêmea.
Os altares de Wicca se enchem de maçãs em Samhaim, já que essa era considerada como alimento dos mortos. Também em algumas tradições de Wicca, as maçãs são símbolo da alma e por isso, devem ser enterradas na noite de Samhaim, para que renascesse na primavera contribuindo como alimento para os meses frios do inverno (HN).
O suco da maçã pode substituir o vinho, quando for realizar um feitiço ou algum ritual. A sidra de maçã é utilizada em lugar do sangue, quando o encontramos em velhas receitas mágicas e, a própria fruta pode ser usada como figura mágica (bonecas) em feitiços.
O coração da maçã guarda cinco sementes e estas formam um pentagrama perfeito.
A madeira da macieira pode ser usada para fazer bastões, e utilizá-lo para realizar feitiços de amor.
A maçã está associada com as deidades: Vênus, Dionísio, Apolo, Hera, Atena, Afrodite, Diana, Zeus, Idunna.

MADRESILVA
O doce aroma dessa flor sagrada desperta teus sentidos e favorece a clarividência e as aventuras do Outro Mundo. Para ver os seres feéricos, faça coroas de madresilvas durante a Lua Cheia e coloque-as na cabeça, com as flores tocando tua face. Plante muitas madresilvas em torno de teu jardim, elas atrairão abelhas, os seres feéricos e muita riqueza.

MARGARIDA (Bellis perennis)
Bem-me-quer....Mal-me-quer! Quem já não arrancou as pétalas de uma margarida em meio a suspiros? Pois muitas são as lendas que já surgiram em torno dessa romântica flor que brota entre os meses de abril a outubro.
Segundo a mitologia romana, a ninfa Belides se transformou nessa delicada flor para fugir dos insistentes assédios de Vertumno, deus da vegetação e das árvores frutíferas. No tempo medieval, as damas adornavam suas cabeças com uma coroa de margaridas para "dar esperança", ao seu cavaleiro andante. Nos nossos dias, a margarida está associada com os apaixonados e serve de inspiração para os poetas.
Terapeuticamente, essa flor é usada no tratamento de problemas de artrite, para diminuir a dor de cabeça e é um excelente remédio expectorante.
Essa flor é símbolo da unidade. Em sua estrutura, o seu disco central, solar e luminoso e suas múltiplas pétalas, todas dirigidas para o centro, representa a unidade do corpo e espírito, a relação entre o terreno e o divino. A margarida é um pequeno sol que representa a vida e o amor indestrutível. Por ser uma flor bastante jovial e alegre, ela combate a tristeza, portanto é uma excelente companhia na recuperação de qualquer enfermidade. Se seu relacionamento está passando por uma pequena crise, se reina o desânimo, presenteie margaridas para quem ama. Terás então momentos de grande alegria.
As margaridas estão associadas ainda, as celebrações da primavera e do verão: decorar a casa na noite do verão, traz felicidade para o lar e atrai as fadas.
By: Rosane Volpatto

Sem comentários: