sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Flores e Plantas favoritas das Fadas 5

(pintura de Diego Rivera "vendedora de flores")

MENTA
Use menta em um travesseiro para sonhar com os seres feéricos alados do Ar. Espalhe menta e romero por tua casa para protegê-la e liberar o local de energias negativas. Beba chá de menta para expandir tua percepção, aumentar teu enfoque e fortalecer tua concentração

ORQUÍDEA (Orchis spp.)
A orquídea é considerada um poderoso afrodisíaco que encerra uma forte carga de mistério e erotismo. Foi ainda, uma fonte inspiradora de mitologias e símbolos em todos os tempos.
Segundo a mitologia grega, o jovem Orchis, que se encontrava no bosque, acompanhando o cortejo do deus Dionísio, apaixonou-se por uma das musas que o compunha. No intento de seduzi-la pela força, ela convocou todas as feras do bosque e ordenou que o matassem. Depois, ela arrependeu-se de sua impensada ação e implorou aos deuses que a perdoassem. Comovidos com sua súplica, transformaram o jovem nessa belíssima flor.
A mitologia alemã tinha a orquídea como símbolo de fecundidade e perfeição. Portanto, a margarida é símbolo de um amor muito apaixonado e irresistível e que possui também a propriedade de afastar o mal e curar a esterilidade.
A orquídea é o amor-símbolo mais conhecido do Ocidente.

PRIMAVERA, Prímula (officinalis)
Faça o invisível torna-se visível plantando uma prímula em seu jardim. Comer essa flor, deixa-nos ver as fadas.
As prímulas se denominam "Chave das Portas do Paraíso", pois são as primeiras a florescerem com a chegada dos primeiros raios de sol. Segundo numerosas lendas, essas flores são mágicas e consideradas as favoritas das fadas e das abelhas.Quando plantadas no jardim ou penduradas secas na porta de entrada da casa, atrairão a companhia das fadas. Possuem ainda, a faculdade de encher nossos corações de otimismo e alegria só pelo fato de contemplá-las.

ROMÃ (Punica granatum)
A romã é uma fruta revestida de muita magia que nos protege contra os maus espíritos. Varas da árvore de romã eram usadas pelas bruxas para controlar seus cavalos. Os druidas também usavam galhos para serem queimados para forçarem os espíritos a responderem suas perguntas.
A romã é considerada a fruta mágica da sorte, muito usada hoje nas festas de final de ano. É costume se fazer um desejo antes de comer-se cada uma de suas sementes (7 no total), para que esse possa obter a possibilidade de tornar-se realidade. Um pequeno galho a árvore pode encontrar riquezas ocultas e atrair dinheiro ao seu possuidor. Se preso sobre a entrada da casa a protegerá de todo o mal. O suco da romã substitui o sangue ou a tinta mágica nos rituais.
O chá preparado com a casca da fruta é usado em gargarejos para curar aftas. As folhas cozidas dão um excelente colírio para lavar olhos irritados. As flores em infusão pode ser usadas para aliviar cólicas intestinais e para combater inflamações na gengiva.
Usos mágicos: adivinhação, sorte,satisfação de desejos, riqueza e fertilidade. A casca da romã deve ser comida para aumento de fertilidade. Se for seca, pode ser adicionada aos incensos de atração de riquezas e dinheiro.

ROMERO (Rosemarinus officinalis)
Essa flor é cultivada nos jardins para atrair os Gnomos.Algumas folhas colocadas embaixo do travesseiro garantirá um sono tranqüilo, livre de pesadelos. O romero ao ser queimado como incenso, emite poderosas vibrações de limpeza e purificação e deve ser usado para limpar um local antes de se realizar um ritual de magia. Também, ramos secos devem ser colocados na entrada da casa, para impedir a entrada de ladrões.
Essa planta é muito usada na conservação da saúde. Deve-se confeccionar pequenos travesseiros de romero para melhor aproveitar-se suas propriedades curativas. Preparado como infusão, cura dores de cabeça crônicos e faz muito bem em ataques de asma. Utilizado como perfume, aumenta a auto-estima, facilita o sono, relaxa os nervos, eliminando o stress.
O romero é conhecido como "erva dos trovadores" e da essência de suas folhas se faz um remédio contra as chagas.

ROSA (Rosa spp.)
A rosa é a flor associada a Deusa Afrodite e sua origem mitológica conta a história de como a Deusa Cibeles criou a rosa, em represália a uma competição de beleza com a Deusa do amor Afrodite. Já, segundo uma lenda islâmica, a rosa branca nasceu do suor exalado por Mahoma, quando este subiu à montanha sagrada.
No cristianismo, a rosa teve um papel importante. A Virgem Maria era representada por uma rosa que simbolizava o mistério da vida. Os alquimistas acreditam que a rosa era o único ingrediente que compunha o elixir da eterna juventude. E, os cavaleiros da Tábua Redonda a essa flor como representação do Santo Graal.
A rosa é um grande atrativo de fadas. O perfume da rosa enche-nos de energia do amor e felicidade, acalmando qualquer tipo de disputa que houver em nossas casas.
Outorga paz, tranqüilidade e harmonia conjugal. Beba um chá de rosas parar ter sonhos adivinhatórios, ou para melhorar a beleza. Usados como incenso ou em encantamentos, para dormir, atrair amor e curar. Sonhar com rosas significa, sucesso no amor, fortuna.
As rosas são ainda afrodisíacas, já que atuam diretamente sobre o cérebro e os centros sexuais do corpo, sendo sua essência usada no combate da impotência psicológica. A rosa também incita a generosidade e o equilíbrio, pois atua balanceando as correntes energéticas sutis entre os chakras.
A delicadeza de suas pétalas e o arco-íris de cores que possui em cada uma de suas variedades contrastam com seus espinhos de seu talo.
Poderes mágicos: as vermelhas atraem o amor e as brancas são símbolo de reconciliação. Todas as demais, atraem a boa sorte e protegem os locais onde são cultivadas.

SÁLVIA (Salvia officinalis)
A sálvia provêm do latim, salvare (salvar), por suas propriedades curativas e é uma planta associada a longevidade. Sabe-se que existem exemplares dessa planta que vincula-se a uma determinada pessoa, florescendo e crescendo, segundo a sorte dessa.
A sálvia era a planta sagrada dos gregos. Já no século XVI se aspirava a sálvia para aumentar a capacidade de memorização e tonificação da mente. Essa erva culinária sempre foi venerada porque se atribui a qualidade de prolongar a vida. É símbolo de imortalidade, sabedoria e proteção. Usada também em encantamentos de cura e prosperidade. A sálvia nunca deve ser plantada sozinha, pois dizem que traz má sorte, por isso compartilhe seu espaço com outras plantas.
No folclore medieval era utilizada para acalmar as paixões ou desejos excessivos. É ainda utilizada para produzir o estado alterado de consciência. Conta-se que a sálvia era usada em cerimônias religiosas e curadoras pelos indígenas Mazatecas do México. Se suponha que a erva só se desenvolvia bem nos jardins dos sábios.
Como erva visionária, suas folhas devem ser mascadas ou fumadas e seus efeitos diferem dos de qualquer droga.
Há uma crença popular, afirmando que, se dormires sobre as folhas da sálvia por três noites e sonhares uma única vez com o que desejas, este se materializará. Caso o sonho não aconteça, deve-se enterrar as folhas. O aroma da erva quando penetra em um ambiente, cria uma barreira de proteção que neutraliza toda a negatividade do lugar. É usada também como calmante e no combate da depressão e do cansaço.

By: Rosane Volpatto

Sem comentários: