sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Por que razão ficam as folhas vermelhas no Outono?

É por estas e por outras que eu adoro o Outono :)


Em Portugal, no Outono, começa a ficar mais frio e há menos sol. Assim, torna-se mais difícil fazer a fotossíntese, até porque o gelo e a neve provocam danos nas folhas. Por isso, como adaptação ao nosso clima, algumas plantas perdem as folhas nessa altura.
Não sei se sabes, mas nas plantas existem pigmentos de várias cores diferentes. O principal é a clorofila que dá uma cor verde ("cloro" significa "verde" e "fila" - folha).


Como a planta não perde todos os pigmentos ao mesmo tempo, ao desaparecer a clorofila (que dá a cor verde) vêem-se os outros que podem ser vermelhos (das antocianinas), amarelos (do caroteno que também dá cor às cenouras) ou até de outras cores e que fazem com que as folhas apresentem diferentes tons. Existem também células na base das folhas que fazem com que elas caiam.


By: ICN

1 comentário:

my_diary disse...

Olá colega! Muito obrigada pelo comentario no meu blog.
Gostei de ler tudo sobre a importancia e significados das plantas e das flores...gostei especialmente de ler sobre o lilás que é o uma flor que acho diferente.Tem como sempre um blog muito elucidativo.Também gosto muito do Outono apesar de muitas vezes ser bucólico e tristonho mas nao deixa de nos fascinar! aparece sempre que quiser no meu blog ,será sempre benvinda!:)