sábado, 3 de novembro de 2007

Uma cidade com história



Penafiel é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 9 343 habitantes.
É sede de um município com 212,82 km² de área e 83 881 habitantes (2001), subdividido em 38 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Lousada, a nordeste por Amarante, a leste por Marco de Canaveses, a sul por Castelo de Paiva e a oeste por Gondomar e Paredes.
Penafiel foi em tempos diocese, e actualmente permanece como um dos principais eixos urbanos da região de Vale do Sousa e Tâmega.
Até ao reinado de D. José I, era conhecida como Arrifana de Sousa; por carta régia de 3 de Março de 1770, viu a sua designação alterada para Penafiel, e ser elevada a cidade. Também nesse ano foi, por bula do Papa Clemente XIV, erecta em sede da diocese do mesmo nome, ao mesmo tempo que a diocese de Pinhel; porém, teve curta duração, e apenas se conta um bispo na sua breve existência.

As freguesias de Penafiel são as seguintes:
Abragão, Boelhe, Bustelo, Cabeça Santa, Canelas, Capela, Castelões, Croca, Duas Igrejas, Eja, Figueira, Fonte Arcada, Galegos, Guilhufe, Irivo, Lagares, Luzim, Marecos, Milhundos, Novelas, Oldrões, Paço de Sousa, São Miguel Paredes, Penafiel, Perozelo, Pinheiro, Portela, Rans, Rio de Moinhos, Rio Mau, Santa Marta, Santiago de Subarrifana, São Mamede de Recezinhos, São Martinho de Recezinhos, Sebolido, Urrô, Valpedre, Vila Cova.

Gentílico: Penafidelense; Penafielense (raro)
Área: 212,82 km²
População: 71 801 hab. (2001)
Densidade populacional: 337 hab./km²
Número de freguesias: 38
Fundação do município(ou foral): 1519
Região:Norte
Sub-região: Tâmega
Distrito: Porto
Antiga província: Douro Litoral
Orago (Santo Padroeiro): São Martinho
Feriado municipal: 11 de Novembro
Código postal: 4560 Penafiel
Endereço dosPaços do Concelho
Praça do Município4560-481 Penafiel
Sítio oficial
www.valsousa.pt/penafiel
Endereço decorreio electrónico
penafiel@cm-penafiel.pt

Informação retirada da Wikipédia

Sem comentários: