domingo, 10 de fevereiro de 2008

Duende


Duende são personagens mitológicos semelhantes a Fadas e Goblins. Embora suas características variem um pouco pela Espanha e América Latina, em muitos casos seu equivalente mais próximo no mundo anglófono são os Leprechauns irlandeses (espécie de fada do sexo masculino que se dizia habitar a Irlanda antes dos Celtas), ou os escoceses Brownies. Usado por Federico García Lorca o termo parece situá-los mais próximos a categoria das fadas. Duendes podem ter também traços similares a Goblins e Kobolds.
A palavra é usualmente considerada equivalente à palavra inglesa "Sprite", ou à palavra japonesa Youkai, e é usada indiscriminadamnte como um termo guarda-chuva para abrigar todas as criaturas semelhantes como Goblins, Pixies, Elfos, Gnomos, etc.
Alguns mitos dizem que Duendes tomam conta de um pote de ouro no final do arco-íris. Entretanto, se for capturado, o duende pode comprar sua liberdade com esse ouro. Outras lendas dizem que para enganar os homens, ele fabrica uma substância parecida com ouro, que desaparece algum tempo depois. Neste caso são chamados Leprechauns. Na mitologia irlandesa os Leprechauns tem mais ou menos 30 cm e atendem a desejos. Na mitologia portuguesa, o Fradinho da mão furada , e o Zanganito são seres encantados, uma espécie de duendes caseiros.

By: Wikipédia

Sem comentários: