quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mago



Mago ou Magi, plural da palavra Persa antiga magus, significando tanto imagem quanto "um homem sábio", que vêm do verbo cuja raiz é "meh", significando grande, e em sânscrito, "maha". Mago usualmente denota aquele que pratica a magia ou ocultismo; no entanto, pode indicar também alguém que possui conhecimentos e habilidades superiores como, por exemplo, quando se diz que um músico é um "mago dos teclados", pois toca com perfeição o instrumento musical.


Visão Científica:

Os Magi originais eram a casta sacerdotal da Pérsia Sassânida, além de químicos e astrólogos. Seus trajes consistiam de um manto escuro decorado com astros, chapéu alto, triangular e pontudo, e suas demonstrações públicas envolviam o uso de substâncias químicas para geração de fumaça que causavam grande impressão entre o povo; observadores europeus trouxeram sua imagem para o folclore do ocidente.

Visão Religiosa:

No sentido religioso e histórico, denotava uma linha sacerdotal ou casta hereditária na Persia, da qual Zoroastro (ou Zaratrusta) foi um membro conhecido. Esta casta formava uma sociedade dos Magos ou Magi, que dividiam os iniciados em três níveis de iluminação:
Khvateush – Os mais elevados, iluminados com a luz interior, iluminados.
Varezenem – Praticantes
Airyamna – Amigos dos arianos
Os antigos magos Persas podiam ser divididos em três níveis:
Herbods ou noviços
Mobeds ou Mestres
Destur Mobds – Homens perfeitos, sendo idênticos com os Hierofantes de mistérios praticados na Grécia e no Egito (veja hermetismo).
Na Bíblia, os magos se traduzem como homens sábios. O termo também tornou-se familiar com os magos que visitaram o menino Jesus no Evangelho de Mateus, capítulo II.


Visão Atual:

Nos dias de hoje a magia foi revivida em seu aspecto ritualístico, principalmente pela Ordem Hermética do Amanhecer Dourado ("Hermetic Order of the Golden Dawn"), na Inglaterra ao final do século XIX.

By: wikipédia

Sem comentários: