quinta-feira, 16 de julho de 2009

Damas Verdes


Na Inglaterra aplica-se a denominação de "Dama Verde" às Dríades, ou espíritos dos bosques, que moram no carvalho, no salgueiro, no azevinho, nas macieiras, entre outras. Antes de cortar a árvore era preciso solicitar permissão das fadas e se plantar prímulas próxima de suas raízes como oferenda à Dama Verde, para alcançar suas bençãos.


Muitas são as pessoas que consideram instintivamente que uma árvore possui um espírito ou consciência. Durante os primeiros dias do budismo, essa questão suscitou uma certa controvérsia e se decidiu que as árvores não possuem alma como os seres humanos, porém que contam com certos espíritos residentes, chamados de "Devas", que falam de seu interior.
Os espíritos das árvores foram honrados desde os tempos antigos. Como as árvores são capazes de viver muitos séculos, atestam mais feitos do que podem dar conta os seres humanos em suas breves existências. Nossos antepassados julgavam por isso, que esses espíritos tinham que ser muito sábios. As árvores eram honradas em suas festas com coroas e ornamentações.
Ainda hoje, como eles, honramos o espírito da árvore quando adornamos nossa árvore de Natal e colocamos no alto um duende que representa seu espírito vivo.


By: rosanevolpatto

Sem comentários: