segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dancem!09 - Pitié!








Esteve em palco no Teatro Nacional de São João, nos dias 7 e 8 Julho.

"Duas horas depois de se terem erguido os corpos e os sons deste espectáculo simultaneamente majestoso e precário, saímos dele extraordinariamente apaziguados, serenados e, por assim dizer, desarmados. […] “I love you”. Esta mensagem, murmurada e amplificada desde o primeiro dueto de pitié!, põe os corpos em tensão, isolada e colectivamente. Todo o espectáculo é um fresco de corpos procurando a(s) sua(s) voz(es). Vozes interiores subindo à superfície, vozes exteriores provindo de um desejo de encontro e de alteridade, voz silenciosa de um misterioso chamamento. "
Alain Platel, cria com os seus bailarinos e também com os músicos e cantores um espectáculo que assenta na força do grupo e que retira do termo "compaixão" o seu sentido etimológico: paixão partilhada com os outros.
O tema principal da Paixão segundo São Mateus é talvez o último sacrifício que nós possamos consentir: o de nós mesmos. Pode parecer ridículo perguntar aqui e agora, para quê e para quem estaríamos prontos a sacrificar a nossa própria vida, mas essa é uma das questões que Alain Platel coloca aos bailarinos. O sagrado e o profano, o amor e o sacrifício segundo Platel e Cossol: um espectáculo surpreendente!

concepção e direcção: Alain Platel
criação e interpretação: Elie Tass, Emile Josse, Hyo Seung Ye, Juliana Neves, Lisi Estaras, Louis-Clément Da Costa, Mathieu Desseigne Ravel, Romeu Runa, Rosalba Torres Guerrero, Quan Bui Ngoc
cantores: Melissa Givens (soprano), Maribeth Diggle (meio-soprano), Serge Kakudji (contratenor), Magic Malik (voz, flauta)
música interpretada por: Aka Moon (Fabrizio Cassol saxofone; Michel Hatzigeorgiou baixo fender; Stéphane Galland bateria, percussão; Sanne Van Hek trompete; Philippe Thuriot acordeão; Lode Vercampt violoncelo; Renaud Crols violino)
música: Fabrizio Cassol (baseada em A Paixão Segundo São Mateus, de J.S. Bach)
dramaturgia: Hildegard De Vuyst
dramaturgia musical: Kaat Dewindt
cenografia: Peter De Blieck
figurinos: Claudine Grinwis Plaat Stultjes
desenho de luz: Carlo Bourguignon
desenho de som: Caroline Wagner, Michel Andina
produção: les ballets C de la B (Gent)
co-produtores. Théâtre de la Ville (Paris), Grand Théâtre de Luxembourg, TorinoDanza, Ruhrtriennale 2008, KVS (Bruxelas)
By: TNSJ

Sem comentários: