terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia


 As Brumas de Avalon (em inglês: The Mists of Avalon) é uma obra de 1979 da escritora Marion Zimmer Bradley feita em quatro volumes. É ambientada durante a vida do lendário Rei Arthur e seus cavaleiros e tem por escopo narrar a já conhecida lenda arturiana a partir de uma outra perspectiva. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens femininas, tais como Igraine, Morgaine e Morgause, o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama.
Outros personagens são apresentados aqui como títulos, como a Senhora do Lago e o Merlin da Bretanha, que nesta versão deixam de ser personagens específicos para ser os títulos político-religiosos da matriarca e do patriarca dos celtas pagãos.

A Senhora da Magia

O romance não se detém meramente em narrar os factos políticos e religiosos que se confrontam na Bretanha. Mais que isso, Marion - famosa por suas histórias que descobrem o véu do universo feminino - mostra toda a força e complexidade dos actos e escolhas das mulheres (ignoradas na História das Civilizações)- abre portas na lenda da Excalibur em que se encontram o misticismo da origem da espada, ritos pagãos que foram sufocados pela cristianização, a importância das uniões políticas entre os povos e o resultado da submissão ou não das mulheres frente aos homens.
A primeira metade do volume é centrada basicamente na vida quotidiana da jovem pagã Igraine, casada contra a vontade com o Duque Gorlois da Cornualha e passando por uma série de conflitos e alguns poucos momentos felizes ao lado dele e de sua filha Morgana, ao mesmo tempo em que é pressionada por Avalon casar-se com Uther Pendragon e, com ele, gerar o filho que salvará a Bretanha: o futuro Rei Arthur. E embora seja tomada por um amor incontrolável por Uther e cumpra o que lhe era cobrado, Igraine corta relações com Avalon, passando a comportar-se como uma cristã fervorosa, embora, secretamente, continuasse a adorar a Deusa de Avalon.
O restante volume centra-se na adolescência e juventude de Morgaine, levada por Viviane, a Senhora do Lago e irmã mais velha de Igraine, para Avalon e treinada por anos para se tornar uma sacerdotisa da Deusa. Entretanto, enquanto Morgaine cumpre um dos rituais, Viviane fá-la ter relações com seu irmão Arthur, sem que ambos se reconheçam, com a intenção de fazer com que Morgaine gere um filho da linhagem pura de Avalon, já que a mãe de ambos é da Família Real de Avalon. Mas quando Morgaine descobre que se deitou com o irmão e agora está grávida dele,  a sua relação com Viviane deteriora-se, fazendo-a abandonar o sacerdócio e deixar Avalon.

By: Wikipedia

Sem comentários: